Delfinoterapia

Delfinoterapia – A Terapia Assistida com Golfinhos

A delfinoterapia ou terapia assistida por golfinhos é uma área cada vez mais explorada em alguns países, como a Austrália, Estados Unidos, Israel, México, Panamá, Espanha, entre outros. Em Portugal, pode recorrer a este tipo de Terapia no Estuário do Sado.

Os golfinhos são especialmente usados na intervenção em situações de paralisia cerebral, autismo, síndrome de Down, depressão e ansiedade, por estimularem a aprendizagem de respostas cognitivas, físicas ou afectivas mais adequadas. Também é possível trabalhar a motricidade grossa e fina, a linguagem, a autoconfiança, entre outros aspectos.
Estudos de investigação sobre a terapia assistida com golfinhos demonstraram que a interacção com estes animais tem um efeito relaxante e promove a auto-estima e auto-confiança em crianças com autismo, síndrome de Down, Anorexia, depressão, cancro e dificuldades de aprendizagem.
Segundo um estudo científico, os golfinhos aumentam as suas vocalizações durante a interacção com pessoas, sugerindo que as interacções com golfinhos providenciam um tratamento efectivo para os problemas de saúde humana. No entanto, nem todos os resultados estão devidamente fundamentados em termos científicos.
O sucesso desta terapia está relacionado com as características dos golfinhos:
- Constituem um importante elemento motivacional para o tratamento;
- O seu sonar natural (ecolocalização) tem um elevado poder terapêutico, pois permite-lhes identificar condições físicas anómalas e provocar melhorias neurofisiológicas nos pacientes;
- A sua extraordinária capacidade de emissão de sons parece estimular o sistema imunológico, produzir mudanças nas ondas cerebrais e interferir no metabolismo celular.
- A grande vantagem da terapia com golfinhos é que estes animais conseguem comunicar com as crianças com autismo, mesmo que estas não sejam capazes de reagir ao discurso, aos sinais e outras tentativas de comunicação do exterior.
Muitos pais de crianças autistas relataram grandes progressos depois de os seus filhos terem contactado com golfinhos na água:

"I compare my son’s first dolphin therapy with a door, which opened for him, to our world. The dolphins have managed that our son has come closer to us. I will never forget how Lukas after the last day of therapy kissed my hand in the car on the way to the hotel – exactly the way the dolphins do. He laughed, looked into my eyes and the door was open. From this point on everything was easier. My son’s development accelerated and his understanding for us improved from day to day.” (Excerpt from the Book “The Gift of the Dolphins” P.206 from Kirsten Kuhnert)


A primeira terapia com golfinhos do meu filho foi como uma porta que se abriu, para ele e para o nosso mundo. O contacto com golfinhos permitiu que o nosso filho se aproximasse de nós. Nunca vou esquecer como o Lucas me beijou a mão depois do último dia de terapia – tal como os golfinhos. Ele riu, olhou-me nos olhos e a porta abriu-se. A partir deste momento tudo se tornou mais fácil. O desenvolvimento do meu filho acelerou e a sua compreensão melhorou de dia para dia. (Excerto do livro “The Gift of the Dolphins” p.206 da autora Kirsten Kuhnert)

Contudo, nem todos os pacientes reagem da mesma forma a esta terapia, dependendo do seu estado físico, mental e ainda do envolvimento familiar. Além disso, é preciso ter em consideração que se a criança tem medo e reage negativamente ao contacto com golfinhos, não se deve forçar e o mais apropriado será procurar outra forma de intervenção.




4 comentários:

Anónimo disse...

gostaria de saber como faço para trabalhar com delfinoterapia,pois sou fisioterapeuta e tenho vontade de tratar crianças com comprometimento neurológico,porém não sei como fazer isso.
obrigado.

Anónimo disse...

Bom dia,
Em relação ao comentário anterior, contacte: esterpica@gmail.com que talvez a possa contactar nesse sentido.

Anónimo disse...

Olà , sou estudante e me interessei por delfinoterapia. Gostaria de saber que cursos de graduaçao seriam aconselhàveis para futuramnete conseguir atuar na àrea.
Muito Obrigada
(:

Cláudia Magalhães disse...

Olá! Gostava de ter uma referencia em relaçao ao local da terapia com golfinhos. Onde foi que o seu filho fez esta terapia? Obrigada!

Enviar um comentário